ASSISTA O VIDEO
MASTOPEXIA COM PRÓTESE
A ptose mamaria ou mama flácida e caída é caracterizada pelo mal posicionamento da aréola em relação ao sulco submamário, excesso de pele nas mamas e diminuição dos conteúdos adiposo e glandular mamário. Quanto mais próximo ou inferior a aréola estiver do sulco submamário, maior será o grau de ptose.
A insatisfação estética é uma queixa comum, podendo estar associado a diminuição da auto estima. São diversos os fatores que contribuem para a ptose mamaria, entre eles : aumento natural da flacidez da pele , amamentação , grandes perdas de peso e fatores hereditários . O diagnóstico da ptose mamária é clínico e o tratamento é cirúrgico. Os objetivos cirúrgicos são a ressecção do excesso de pele, redução e reposicionamento das aréolas em relação ao sulco submamário, preenchimento do polo superior da mama, conferindo assim um contorno harmonioso das mamas. As pacientes que apresentam uma diminuição expressiva dos conteúdos adiposo e glandular mamário irão se beneficiar da inclusão das próteses de mama.
Perguntas e Respostas:
É necessário a utilização de próteses de silicone?
Poderá ser necessário, caso a paciente apresente atrofia do conteúdo mamário. Nesta situação a prótese substituirá o tecido adiposo glandular que está faltando, promovendo aumento do volume mamário, compatível com a anatomia do tórax de cada paciente. Existirão casos que embora exista uma ptose mamaria acentuada, o conteúdo mamário estará preservado. Estas pacientes não terão indicação da utilização das próteses de mama.
Tenho as mamas muito diferentes, é possível que fiquem semelhantes?
Sim. O procedimento denomina-se simetrização das mamas.
Quando poderei retornar a minha rotina normal?
O ideal é reservar 3 -4 semanas para os cuidados pós operatórios, incluindo cuidados com a ferida operatória e restrição dos movimentos dos braços. De forma geral o retorno ao trabalho e atividade física poderão ocorrer com 14 e 30 dias respectivamente, porém cada caso deve ser analisado individualmente.
Qual a localização das cicatrizes?
As cicatrizes ficam em torno da aréola , coluna e sulco submamário medial e lateral, ou seja , é o T invertido. Também poderá se localizar nas regiões descritas anteriormente, com exceção do sulco submamário medial, apresentando um formato de J ou L. As incisões cirúrgicas na região do sulco submamário são menores , quando comparadas as pacientes que apresentam hipertrofia mamária .
As cicatrizes são muito visíveis?
As cicatrizes sempre irão existir após uma cirurgia plástica, porém com o passar do tempo a qualidade das cicatrizes tendem a melhorar progressivamente, podendo se tornar praticamente imperceptíveis. Esse período pode variar de 6 meses há 2 anos. Alguns pacientes poderão desenvolver cicatrizes mais visíveis, denominadas hipertróficas ou queloides, as quais são passiveis de tratamento.
Quais os tratamentos paras as cicatrizes hipertróficas ou queloides?
São as fitas de silicone, infiltrações de corticoide, betaterapia e o refinamento cirúrgico da cicatriz.
Com relação ao tamanho e consistência das mamas, qual será o resultado?
Poderá ser obtido um aumento harmonioso e compatível com o tórax de cada paciente, com incremento da consistência das mamas.
Quando será alcançado o resultado definitivo?
Inicialmente será possível ter uma ideia do resultado, porém o resultado definitivo será mais evidente a partir no sexto mês da cirurgia, período que terá ocorrido regressão total do edema pós operatório, maturação da cicatriz e acomodação da mama.
O pós operatório da cirurgia mastopexia causa dor?
Não é doloroso. Pode ocorrer algum desconforto, devido a restrição de movimentos que devem ser respeitados no pós operatório inicial.
Qual o tipo de anestesia é realizado nesta cirurgia?
Anestesia Geral
Qual o tempo de duração da cirurgia?
Em torno de 3 horas, porém casos mais complexos demandarão aumento no tempo cirúrgico.
Por quanto tempo ficarei internada?
Geralmente operamos no período da manhã e o paciente permanece internado até a manhã do dia seguinte. Este período é fundamental para a recuperação da anestesia, administração de antibióticos e analgésicos, realização do curativo e orientação sobre os cuidados pós cirúrgicos .
Quando é programada a retirada dos pontos?
Programamos a retirada dos pontos com 7 e 14 dias.
Por quanto tempo é utilizado o sutiã cirúrgico?
Nos primeiros 2 meses é indicado a utilização obrigatória, visto que auxiliará na recuperação e cicatrização pós operatória.